Muito se tem falado sobre a fatalidade ocorrida com uma jovem bancária, que faleceu após complicações decorrentes da aplicação de PMMA nos glúteos. Existem muitas questões envolvidas nesse caso, todas envolvendo a falta de segurança na realização do procedimento. Vamos recapitular as questões mais importantes relacionadas à segurança em cirurgia plástica:

  1. A escolha do profissional. Não se iluda com redes sociais e “número de seguidores”. Eles não garantem que o médico teve uma boa formação e que tem todas as titulações adequadas. A cirurgias de contorno corporal só devem ser realizadas por cirurgiões plásticos. Escolha seu cirurgião também baseada em indicações de pacientes e certifique-se de procurá-lo no site da SBCP.
  2. A escolha do tratamento. Informe-se extensivamente sobre o procedimento ao qual irá se submeter. Converse com seu cirurgião, esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir. Hoje em dia, produtos sintéticos inabsorvíveis como PMMA, Metacril, silicone líquido, não são recomendados para preenchimentos, principalmente em planos profundos e em grandes quantidades.
  3. A escolha do local de tratamento. Os consultórios médicos em geral possuem estrutura para pequenos procedimentos, como pequenas cirurgias, aplicação de toxina botulínica e de preenchimentos na face. Procedimentos cirúrgicos maiores, como lipoaspiração e lipoescultura, devem ser realizados em ambientes hospitalares, no centro cirúrgico, em que há toda a estrutura necessária para qualquer tipo de intervenção, caso haja complicações.
  4. Faça a sua parte. A relação médico-paciente é fundamental para qualquer especialidade e não depende somente do médico. É importante que o paciente o informe sobre qualquer doença preexistente, sobre as medicações de uso regular, uso eventual de drogas e de tabagismo. Siga estritamente suas orientações quanto ao pré e ao pós-operatório.
  5. Informe sua família. Ainda que sua família não concorde com seu desejo em realizar o procedimento, é importante que algum membro da sua família esteja ciente e entenda o procedimento que será realizado, principalmente nos casos cirúrgicos.

 Lembre-se sempre: sua segurança em primeiro lugar!